15 dezembro, 2010

Espinhos, águas e flores são: Os medos, as verdades e as palavras.

- Mas eu não posso prender minhas palavras assim, não posso, não posso! dizia.

 Foi numa manhã, bem lá atrás. Nem me recordo muito bem, mas sei que foi. Naquela manhã eu reconheci minha sensibilidade, e a partir dali eu nunca mais escreveria sobre coisas banais. A partir dali me tornei obcecada por imagens, fleches e conclusões secretas. Minhas palavras antes escritas apenas para seus olhos, abraços, perfumes e sorrisos, se tornaram palavras destinadas ao amor. O amor que existe em cada objeto com ou sem vida, o amor que existe por trás dos gestos mudos.

 Me assustei quando percebi que ver somente não me bastava, que precisava ir mais fundo e que pra ir mais fundo precisava mergulhar em milhões de espinhos dentro de mim e dentro dos outros. Esbarrar dentro dos outros é a coisa mais difícil do mundo, porque além de tudo existe isso, essa coisa, a sensibilidade exacerbada das pessoas e a minha e quando as duas ou mais entram em atrito nasce um monstro. O monstro mais perigoso, aquele que dilacera tudo e qualquer coisa antes de permitir que as sensibilidades se unam ou se completem. 

 E ainda dizem que medo é coisa de gente frágil. Como não ter medo de esbarrar e me cortar inteira nesses espinhos venenosos? Nesses sentimentos perigosos? Como? Só sei que pra crescer será preciso alguma hora, algum dia me transbordar e viver tudo isso, pra conhecer essa sensibilidade dos outros e deixar de ser isolada no meu próprio mundo.

 E por último imaginem: As palavras são doces, são pequenas flores perfumadas plantadas com cuidado em nós, mesmo as mais duras. Já as atitudes, gestos e toques são inefáveis e vem muito mais bruscos que qualquer coisa. A situação é geralmente muito mais profunda e entrelaçada do que podemos supor.

 Viver boiando na superfície é fácil, difícil é mergulhar até as profundezas sem pausas, sabendo que uma hora a água vai entrar. 
 E ela entra meu caro.

Beatriz Oliveira.

5 comentários:

  1. Que tudo Bia!!
    não s vc via a homenagem que fiz a vc..
    http://historiasdepamela.blogspot.com/2010/12/agradecimentos.html

    kisu

    ResponderExcluir
  2. Que lindo !
    Não existe passagem nessa vida, sem medo, sem coragem, sem emoção, se não de nada resta.
    Não existe poesia sem cheiros, sentimentos e expressões.
    Adorei o texto, ta lindo aqui flor !
    beijinhos :*

    ResponderExcluir
  3. Espinhos esses que dilaceram até o profundo de nossas almas, mas que um dia aos poucos cicatrizam, e quando isso acontece, a alma fica leve e aprende de fato a sentir profundamente toda emoção que exite em nós e naqueles que nos rodeiam.
    bjs mamy

    ResponderExcluir
  4. Viver boiando na superfície é fácil, difícil é mergulhar até as profundezas sem pausas, sabendo que uma hora a água vai entrar. E ela entra meu caro. ²
    aain mt lindo aqui , parabens.
    se der , de uma passadinha no meu blog.
    beijos S2

    ResponderExcluir
  5. Perfeita a postagem
    Veja os meus?
    Um Diário Viajante
    http://diiarioviajante.blogspot.com/
    Pura Vaidade
    http://puravaiidade.blogspot.com/
    Se você gostar me segue que eu sigo de volta!

    ResponderExcluir

opinião é sempre importante, não importa qual.